AULA 4
seleção: Processo que explica que somente os aspectos mais importantes dos eventos são escolhidos durante a aquisição para ser armazenados em nossa memória.
Retenção: relacionado com a capacidade de armazenar por tempo variado( de segundos a anos),aqueles aspectos importantes que foram selecionados.
Consolidação: Permanência prolongada na memória de aspectos de um evento.
Evocação: Lembrança(ou acesso à informação) de um dado aspecto armazenado para ser utilizado mentalmente na cognição,emoção ou mesmo para expressar um comportamento.
ESTÁGIOS DA APRENDIZAGEM E DA MEMÓRIA!
A aprendizagem é considerada um processo de aquisição de informações, ou seja, a entrada de um evento de origem sonora, visual, emocional, etc em nosso sistema neural.
O evento pode ter origem externa ou interna ao nosso organismo.
Sensibilização
Também chamada de pseudocondicionamento, é caracterizada por uma única experiência ruim que deixa o organismo em alerta por dias, ou seja, um único evento determina a previsão de um evento futuro e mesmo estímulos inócuos induzem a uma resposta vigorosa.
Habituação
Neste tipo de aprendizagem uma experiência inócua passa a ser ignorada por nosso organismo, ou seja, nosso sistema perceptor passa a aceitar eventos que à primeira vista pudessem parecer ofensivos com as sucesivas exposições.
A memória pode ser classificada quanto ao tempo de retenção:
Ultrarrápida: dura poucos segundos apresentando o seguinte decaimento (arquivo icônico): ½ segundo e arquivo ecoico: 20 segundos.
Curta duração: minutos a horas.
Longa duração: dias, semanas, meses e até muitos anos.
A memória pode ser classificada quanto à natureza: (implícita ou não declarativa)
Memória de representação perceptual
Corresponde à imagem de um evento, preliminar à compreensão do que ele significa.
Exemplo: a imagem de um objeto pode ser retida nesse tipo de memória