Perguntas FP FP E Tratamento Da Tuberculose
Perguntas
•
Qual o impacto da doença na saúde pública?
Estimase que 1/3 da população mundial esteja infectada com M. tuberculose.
Os indivíduos que apresentam a tuberculose pulmonar representam um risco para a saúde pública por ser uma fonte de contaminação.
Alto poder contaminante por ser uma infecção da via respiratória e a dose infectante ser baixa. •Como ocorre a transmissão da doença?
Ocorre principalmente de pessoa a pessoa através da inalação de gotículas com micobactéria tuberculose (MTB), mas deve chegar até o alvéolo, ao serem expelidas por um indivíduo bacilífero positivo (TB pulmonar ou em fase de latência) tosse ou espirra.
•A dose infectante é maior ou menor do que aquela de outros patógenos?
É menor, de 1 a 3 bacilos.
•
Todos os indivíduos infectados desenvolvem doença?
Não. O indivíduo pode ser infectado por MTB e apresentar estado de latência. Nesse caso, ocorre o seguinte: macrófago fagocita MTB > o MTB pode atingir o citoplasma do macrófago
> o macrófago forma uma capa protetora apoptótica > pode ocorrer contenção ou a morte celular (pode ocorrer migração p/ sistema linfático, entrada na corrente sanguínea e localização em diversos tecidos) > Latência (restrita ao tecido atingido – formação de granuloma sem necrose central).
•Quais os órgãos mais frequentemente acometidos?
A maioria dos casos é de localização pulmonar (82,5% dos casos).
•Quais os principais fatores de virulência?
Os fatores de virulência do MTB são:
1
Conseguir degradar a membrana do fagossomo e assim consegue escapar para o citoplasma do macrófago.
2
Impedir a fusão do fagossomo com o lisossomo
.
3
Consegue escapar do fagossomo por produzir/secretar 2 proteínas que formam um complexo proteico que ataca a membrana do fagossomo o que permite o escape do citoplasma (o escape do citoplasma é uma sinalização para ocorrer a apoptose) e também
desintegram