Relatorio Pronto Qu M
Curso de Farmácia – Química Analítica II
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO: UMA DAS TÉCNICAS UTILIZADAS NO CONTROLE DE QUALIDADE DE FÁRMACOS
Gomes, Cristina1,a, Ricardo, Jóyce Periera1,b, Guglielmi, Bruna Gomes1,c, Rosa, Suélen de Bettio da 1,d e Mendes, Elton1,e
1Departamento de Farmácia, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Palavras chaves: controle de qualidade; neutralização; medicamento.
Introdução
Devido a alta rentabilidade na área de medicamentos, a adulteração e falsificação desses mesmos tem crescido de forma significante. Tais ações põem em risco a saúde dos pacientes que ao comprar um fármaco, imagina estar levando algo que promova a sua qualidade de vida, sendo que na realidade pode ter sido trocado por placebo, sem nenhum princípio ativo ou pode ter suas dosagens alteradas, reduzindo ou até mesmo anulando a sua eficácia.
Por esse motivo, dentre outros, é que são aplicadas medidas de controle de qualidade dos fármacos, para garantir que todos os medicamentos cheguem com segurança e em boas condições de produção e conservação, atendendo as normas de atividade, pureza, eficácia e inocuidade ao comprador/consumidor.
As técnicas de controle de qualidade variam desde as instrumentais (cromatografia, espectrofotometria) até as mais clássicas, como exemplo, a volumetria de neutralização: através dela pode-se determinar a concentração de uma solução ácida por meio de uma titulação com uma solução básica, ou vice-versa.
Neste trabalho objetivou-se realizar a volumetria de neutralização para a determinação da concentração do ácido acetilsalicílico em um fármaco. Para isso foram usados três comprimidos do mesmo princípio ativo, água deionizada, etanol, hidróxido de sódio e a fenolftaleína.
Metodologia
Para iniciar o experimento, três comprimidos de AAS, de peso total de 1,72 gramas foram maceradas com a ajuda de um almofariz e um pistilo até que fosse obtido um pó de consistência granulada com