ias 23
Sumário Técnico
IAS 23 Custos de Empréstimos emitido até 1 Janeiro 2011. Inclui os IFRSs com data de vigência a paritr de 1º de janeiro de 2011, porém não inclui os IFRSs que serão substituídos.
Este documento foi preparado pela equipe da Fundação IFRS e não foi submetido à aprovação do IASB. Com relação aos requerimentos, deve-se consultar as Normas Internacionais de Relatório Financeiro.
Princípio essencial
Os c ustos d e em préstimos que sã o diretamente atribuíveis à aq uisição, co nstrução ou produção d e um ativ o qualificado fazem p arte do custo d esse at ivo. Outr os custos de em préstimos são reconhecidos c omo um a despesa. Custos de empréstimos são ju ros e outros c ustos in corridos por uma en tidade em r elação ao em préstimo de fundos. Reconhecimento
Uma entidade capitalizará os custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de um ativo qualificado como parte do custo desse ativo. Uma entidade reconhecerá outros custos de empréstimos como uma despesa, no período em que forem incorridos.
Ativo qualificado é um ativo que necessariamente leva um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso pretendido ou para venda.
Na medida em que uma entidade toma recursos em empréstimos especificamente para a finalidade de obter um ativo qualificado, a entidade determinará o valor dos custos de empréstimos elegíveis para capitalização como os custos reais de empréstimos incorridos durante o período, menos qualquer receita de investimento sobre a aplicação temporária desses empréstimos.
Na medida em que uma entidade toma recursos em empréstimos de forma geral e os utiliza para a finalidade de obter um ativo q ualificado, a entidade d eterminará o valor d os custos de empréstimos e legíveis p ara capitalização, por meio da aplicação de uma ta xa de ca pitalização aos dispêndios c om e sse ativo. A taxa de capitalização será a m édia ponderada dos custos de empréstimos