AULA 2
Temática: Globalização: uma nova realidade?
Já sabemos que nossa disciplina deverá tratar do ensino de História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.
As condições que são dadas e estimuladas no exercício da convivência das aulas tornam-se fundamentais para a formação da consciência das crianças. As práticas focadas na interação, de formas lúdicas e participativas, criam alicerces para que os alunos absorvam as informações de modo mais perceptivo, logo, sensitivo também. A compreensão como uma apropriação intelectual, se torna conseqüência de mediações que aguçam a sensibilidade dos alunos.
A tarefa do educador, que atende a essa faixa etária nas escolas, em relação a essas ciências (história e geografia), é construir conceitos para que os indivíduos sejam capazes de compreender e expressar sua realidade.
Um início primoroso. Com aulas dinâmicas que estimulem o uso do raciocínio e desenvolvimento da consciência crítica do aluno, estaremos colaborando para formação de um sujeito apto a transformar a sociedade.
O professor, no convívio dessa relação, deve não apenas estar disposto e aberto às hipóteses que venham surgir por parte da classe que orienta, mas principalmente, deve estimulá-las.
Deter todas as informações em pleno século XXI é impraticável. A tecnologia e o fluxo de informações que passam através delas, encaixados em um planeta que vivencia a globalização, trouxe uma transformação incomensurável para a humanidade nos últimos anos.
Esta amplidão faz confronto com realidades isoladas nos aspectos geográficos, ou mesmo, nas relações humanas. A criança deve ser apresentada a esta realidade paulatinamente, sem alardes.
O trabalho coletivo, onde todos se comprometem, é a melhor forma para que a rede dos conhecimentos aplicados aos alunos ganhe formato e força. Cabe sempre conferir a máxima que norteia o professor: ”aprender a aprender”. UNIMES VIRTUAL
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA E PRÁTICAS
15
É