A Hist ria da Bovespa
A Bovespa
A BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) é o principal mercado de negociação de ações de empresas do Brasil, maior bolsa de valores da América Latina e a oitava maior do mundo. Sua sede localiza-se no centro da cidade de São Paulo. Seu principal índice econômico é o Ibovespa.
A Bolsa de Valores de São Paulo é uma entidade auto-reguladora que opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
Fundação da Bovespa
Em 23 de agosto de 1890 é fundada por Emílio Rangel Pestana a Bolsa Livre, que seria o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo.
A Bolsa Livre fecha em 1891 em decorrência da política do Encilhamento.
Quatro anos depois, em 1895, é aberta a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo que dá continuidade à evolução do mercado de capitais brasileiro.
No ano de 1934, a bolsa se instala no Palácio do Café, localizado no Pátio do Colégio. No ano seguinte seu nome muda para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo.
O Desenvolvimento e a Expansão da Bovespa
Até meados da década de 1960, a Bovespa e as demais bolsas brasileiras eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias de finanças.
Com as reformas do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais implementadas nos anos de 1965 e 1966, as bolsas assumiram a característica institucional, transformando-se em associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Em 1967, a entidade passa a se chamar Bolsa de Valores de São Paulo.
No ano 2000 as Bolsa de Valores de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais Espírito Santo Brasília, do Extremo Sul, de Santos, da Bahia Sergipe Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Paraná e a Bolsa Regional são integradas. Desde então a Bovespa passa a concentrar toda a negociação de ações do Brasil, as bolsas regionais mantêm as atividades de desenvolvimento do mercado e de prestação de serviços às suas praças locais.
Surgimento da BM&FBovespa
Em 2007, a Bovespa deixa de ser