Atuação do Psicologo EScolar
1) Cite os aspectos que considerou relevantes no texto, destacando, sempre que possível, o autor ou autores que se referiram a tais aspectos.
Os aspectos que podemos destacar são os de atuação, inserção e identidade do psicólogo escolar que é visto ainda em um modelo médico.O que para Roger Reger não é a verdadeira função do psicólogo escolar. Para ele o psicólogo escolar deve atuar de maneira a torna-se também um educador dentro da instituição em que atua visando através de seus conhecimentos psicológicos agir de forma a melhorar os processos educacionais e sociais de sua instituição.Já Carmen Andaló destaca que a psicologia escolar no Brasil ainda vista de uma forma secundaria, e pouco valorizada dentro das instituições de educação , tornando-se muitas vezes dispensável e desnecessária. Outros aspectos relevantes são os de multirreferencialidade e implicação que respectivamente se refere a atuação do psicólogo de forma interdisciplinar, usando diversas áreas do conhecimento para compreensão do contexto escolar e da relação entre os grupos da instituição de educação e a implicação como é feito o estabelecimento das relações dos grupos.
Por fim destacamos a escuta clínica/olhar clinico que como descrito por Ardoino, 1990 ,p.37 são “hipóteses de transformações possíveis” . A escuta clinica e o olhar clinico visam captar e compreender as estruturas e quais são são suas necessidades de intervenção. Segundo o conceito de Matta(1987) a escuta clinica e o olhar clinico nada mais são do que a observação com um postura médica tradicional.
2) Explique o que entendeu sobre “implicação” na postura profissional do psicólogo escolar.
É uma metodologia do trabalho que tem como base o caráter implicacional na atividade, ou seja, ao intervir e /ou interagir no contexto escolar o psicólogo enfrenta uma situação