atuacao do psicologo escolar
O crepop (centro de referência técnica em psicologia e políticas públicas) tem como função, produzir informações qualificadas para que o sistema de conselhos possa implementar novas propostas de articulação política visando a reflexão das políticas públicas que valorizem o cidadão enquanto um sujeito de direitos, além de orientar os princípios éticos e democráticos para cada política pública.Seu principal objetivo, é garantir que o compromisso social com os cidadãos, seja ampliado. A consulta pública ,é um sistema criado, para auxiliar na elaboração e coleta de opiniões da sociedade sobre temas de importância, permitindo intensificar a articulação entre a representatividade e a sociedade ,permitindo que esta participe na elaboração e definição das políticas públicas.
A escola constitui-se em um espaço amplo de socialização, favorecendo experiências e a produção de conhecimento de conhecimento para a vida. Não se pode compreender a educação, sem inseri-la no contexto das políticas econômicas, públicas e sociais que lhe dão o suporte, sendo de importância e cuidado para que essas terminologias não sejam incorporadas na atuação dos profissionais; sem uma compreensão ,análise e debate.
Com o advento do capitalismo, a educação torna-se uma mercadoria e não um direito de todos.As diferenças entre o sistema público e privado passam a se constituir como uma “apartheid” da educação com graves consequências para os níveis populares. Ter o conhecimento sobre as normas éticas e política que norteiam o cotidiano escolar ,passa a ser prioridade para a ação dos psicólogos.
Segundo (Penteado e Guzzo,2010) A prática de participação deve ser gradativa e apropriada dos profissionais da escola, pela comunidade, pelas famílias e crianças.
Para a educação é almejada a efetivação da prática democrática e de recursos orçamentários ,a garantia de direitos e o respeito ao processo de