atrito solido
A Experiência pratica de força de atrito e a determinação de atrito estático e dinâmico
II) INTRODUÇÃO
A princípio deve evidenciar a dificuldade do assunto, a esse modo não existe uma formula(Lei) geral, sendo assim a os processos executado não serão exatos, e nesse caso só terão validade em casos específicos, ex: atrito de escorregamento entre superfícies sem ação de lubrificantes. A força de Atrito e algo importante pra nosso dia-a-dia, pois sem ele não haveria como escrever através de lápis ou caneta, não poderíamos caminhar, não haveria transmissão por correias, mas em compensação o atrito também causa desgaste de peças moveis, e também pelo aumento de temperatura da mesma.
Para o cálculo da força de atrito (1) existem, além na força normal (N), dois tipos de coeficientes de atrito: coeficiente de atrito dinâmico e estático (μ), esses coeficientes dependem do material do material que compõe o corpo estudado. Para que tal coeficiente seja determinado, é necessário que haja um equacionamento de um corpo P em um plano inclinado.
Fat=μ.N
Para isto, foi utilizado um plano inclinado, onde os materiais foram colocados inicialmente parados sobre o plano até que em uma determinada inclinação o movimento se inicia.
III) MATERIAL UTILIZADO
a. bloco metálico
b. Plano inclinado
c. Régua
IV) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Colocar o plano inclinado com segue na figura 1 Figura 1
2. Coloque a peça de alumínio sobre a barra de alumínio, encontre o maior ângulo(Θ) que a peça de alumínio não se desloque.
3. Ajuste o ângulo (Θ) de modo que a peça se desloque livremente.
V) TRATAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS 1-) Qual a diferença de coeficiente de atrito e coeficiente dinâmico?
O coeficiente de atrito é um coeficiente adimensional que expressa a oposição que mostram as superfícies de dois corpos em contato ao deslizar um em relação ao outro. Geralmente é representado com a letra do letra grega μ (mi).
O valor do coeficiente de