ENGENHARIA MECANICA
Faculdade de Engenharia e Arquitetura
Curso de Engenharia Mecânica
MOVIMENTO RELATIVO ENTRE UM CORPO SÓLIDO E UM FLUIDO COM ATRITO
Relatório Técnico para a Disciplina Trabalho Intermediário de Graduação I
Alâni Sebástian Casseres
Filipe Fernandes
Júlio César Souza Oliveira
Thomas Caetano Pollo acadêmicos Passo Fundo
2014
Introdução
O relatório a seguir aborda o estudo de diferentes corpos sólidos em movimento no espaço, tema proposto na matéria Trabalho Intermediário de Graduação I, realizado no primeiro semestre de 2014.
Para realizar este estudo foram deduzidas equações matemáticas especificas para a análise teórica do movimento do corpo sólido em um plano cartesiano de coordenadas . Dentre estas equações foram consideradas diferentes situações como o movimento do corpo no vácuo, com atrito e com atrito variável.
Com isso foi possível fazer uma análise experimental, podendo assim observar de forma teórica as suas variações de velocidade, altura e distância em um determinado espaço de tempo. Estes resultados podem ser posteriormente comparados com aplicações práticas.
MOVIMENTO RELATIVO ENTRE UM CORPO SÓLIDO E UM FLUIDO COM ATRITO
1. Deslocamento do corpo sólido em ambiente livre de atrito (vácuo).
Nesta primeira parte adotamos como corpo sólido uma bola que tem suas dimensões listadas abaixo. Também foi considerada a gravidade, ângulo inicial e velocidade inicial.
Diâmetro da bola – D = 0,22 m;
Massa da bola – m = 0,43 Kg;
Velocidade inicial da bola – VO = 10 m/s;
Ângulo inicial – = π/4;
Gravidade – g = 9,81 m/s²;
Com as equações matemáticas deduzidas previamente e valor de tempo estabelecido podemos expressar através de gráficos como seria o comportamento da bola. Os gráficos foram gerados com o auxílio de uma planilha do Excel.
Trajetória em (1)
Trajetória em (2)
Velocidade em (3)
Velocidade em (4)