nutricionista
BRUNA SOUZA LUZ
AVALIAÇÃO FISIOLÓGICA EM RATOS WISTAR NA INGESTÃO DE AÇÚCAR E
ADOÇANTE ARTIFICIAL
CASCAVEL
2008
2
FACULDADE ASSIS GURGACZ
BRUNA SOUZA LUZ
AVALIAÇÃO FISIOLÓGICA EM RATOS WISTAR NA INGESTÃO DE AÇÚCAR E
ADOÇANTE ARTIFICIAL
Trabalho apresentado ao curso de Nutrição da
Faculdade Assis Gurgacz - FAG, como requisito parcial de conclusão da disciplina.
Professor orientador: José Ricardo Paintner.
CASCAVEL
2008
3
AVALIAÇÃO FISIOLÓGICA EM RATOS WISTAR NA INGESTÃO DE AÇÚCAR E
ADOÇANTE ARTIFICIAL
LUZ, Bruna Souza ¹
TORRES, José Ricardo Paintner ²
RESUMO
A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública da atualidade sendo considerada uma epidemia global. Para perda ou manutenção do peso corporal o homem está substituindo o açúcar (sacarose) por produtos conhecidos como edulcorantes, compostos com sabor semelhante à sacarose, porém de baixo valor calórico ou completamente sem calorias. Neste estudo objetivou-se avaliar os aspectos fisiológicos em ratos Wistar machos durante 30 dias a ingestão de açúcar e adoçante artificial. Foram utilizados 18 ratos onde foram divididos em 3 grupos:
Grupo Controle: (N = 06) recebendo água e ração padrão. (Grupo Açúcar: (N = 06) recebendo ração padrão e água com diluição de açúcar (25g/500ml) e Grupo Adoçante artificial: (N = 06) administração de ração padrão e água com diluição de adoçante (20gotas/500ml)). As variáveis observadas durante o período do experimento foram: peso corporal total, gordura peritoneal, ingestão de ração, ingestão de líquido e glicemia. Após o período de acompanhamento de 30 dias, os animais foram decapitados por meio de guilhotina, onde os valores foram avaliados de forma quantitativa.
Entre os resultados observou-se um aumento de peso nos animais alimentados com adoçantes e uma menor quantidade de gordura peritoneal nos animais alimentos com açúcar. Neste estudo concluiu que a substituição dos açúcares por