Atrito
Disciplina:
FÍSICA I
Período:
2013.2
PROF. ROGÉRIO ALMIRO
ALUNO(A):
Introdução ao ATRITO
De forma mais resumida possível, atrito é a fricção entre duas superfícies. Isso ocasiona uma certa resistência ao movimento. De uma forma mais completa, o atrito é um estado de aspereza ou rugosidade entre dois sólidos em contato, que permite a troca de forças em uma direção tangencial à região de contato entre os sólidos.
O fato de existir atrito entre dois sólidos não implica, necessariamente, a existência de uma força de atrito entre eles.
O sentido da força de atrito é sempre contrário ao deslizamento ou à tendência de deslizamento entre sólidos em contato.
Matematicamente podemos calcular a força de atrito a partir da seguinte equação:
Fat= μ.N
Onde:
-μ (letra grega mi) é chamado de coeficiente de atrito que depende da natureza dos corpos em contato e do estado de polimento e lubrificação da superfície. Essa é uma grandeza adimensional, ou seja, ela não tem unidade.
- N é a força de compressão normal entre as superfícies em contato.
Atrito estático
Ocorre entre dois sólidos que existe atrito e, embora não haja movimento relativo entre eles, há uma tendência de deslizamento, isto é, há uma solicitação ao movimento, vai surgir uma força de atrito no sentido de evitar o deslizamento relativo, que se chamara força de atrito estática.
Não havendo deslizamento a força de atrito estática tem intensidade igual à da força que solicitou o sistema a se mover, força que é chamada de força motriz.
Resumo deste tipo de atrito: É aquela força que ocorre enquanto não houver movimento.
Enquanto o atrito for estático, à medida que for aumentando a força motriz, a força de atrito também aumentará de modo a equilibrar a força motriz e impedir o movimento.
Existe um valor máximo, porque não cresce indefinidamente, e é chamado de força de atrito de destaque.
Fat = µe . N,