Acessibilidade Na Arquitetura
Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. Visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras.
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, modernizando e incorporando essas pessoas ao convívio social, possibilitando o ir e vir.
O problema da acessibilidade no mundo é apontado pela existência de mais de 500 milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência metal, física ou sensorial. Foram aplicados os princípios de Desenho Universal para tratar a acessibilidade nos percursos de pedestres da zona central história da cidade de Florianópolis – SC, focando os portadores de deficiência, em especial os de visão e motora. As soluções propostas implicaram na construção de passeios com pisos vermelhos com relevos, aplicados nas bordas das calçadas, afim de demarcar zonas de barreiras arquitetônicas e de perigos urbanos. Diante de problemas levantados, buscou-se o desenvolvimento de um novo piso, usando um material que atendesse os requisitos de acessibilidade.
A materialização foi realizada, atendendo as propriedades formais do piso para acessibilidade, abrangendo uma série de características, tais como: Sinalização; Antiderrapância; Contraste tátil, sonoro e visual; dimensão e durabilidade. Com o molde concluído, foram confeccionadas amostras em porcelanato para teste.
A aplicação dos pisos acessíveis deve ser realizada atendendo o sistema de paginação e aos princípios de Desenho