Acessibilidade
Nessa pesquisa, procuro expor ao leitor um panorama da história do estudo da antropometria aplicada na acessibilidade. Dissertarei sobre os primeiros pensadores e arquitetos que criaram as primeiras teorias e desenhos da relação pessoa/arquitetura até o estudo mais novo, denominado Desenho Universal. Esse artigo introduzira o leitor ao tema acessibilidade e o deixara ciente da linha de pensamento atual de quem estuda o tema. Assim, fica evidente como é tratada a acessibilidade para usuários de espaços de uso comum, como cinemas e teatros e também espaços públicos.
Palavras chaves: Acessibilidade, Desenho Universal, Antropometria, Espaços Públicos, Espaços de uso comum.
Introdução
Inicialmente, Vitruvio expos sua teoria em que a utilidade é citada como fator fundamental de projeto. A partir desse ponto é possível fazer uma ligação com acessibilidade e com todo o avanço que os estudos sobre esse tema obteve. Nomes como Leonardo da Vinci e Le Corbusier, também participaram dessa evolução, com o homem vitruviano e o Modulor, respectivamente.
O que esses nomes icônicos fizeram foi o que vem a ser chamado antropometria, ou seja, um estudo sobre a relação homem/espaço.
Para ajudar na compreensão será apresentada a norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas sobre acessibilidade e os conceitos de desenho universal, que deixa bem clara a importância de projetar para qualquer necessidade humana. Nota-se então o quanto a população evoluiu até chegar ao conceito acessibilidade e junto a esse anexou o desenho universal, pensando sempre no bem-estar e no conforto do ser humano em qualquer espaço, mas principalmente pensando em espaços em que qualquer pessoa queira utilizar.
Acessibilidade
Nos primórdios dos estudos sobre a arquitetura, no tempo em que as ciências se misturavam Marcos Vitruvius Pollio ou apenas Vitrúvio, engenheiro e arquiteto romano, expos à sociedade um conceito a ser seguido sobre a arquitetura, ele afirmava que a