Atrito
1 – Introdução
De uma forma resumida, atrito é a fricção entre duas superfícies e isso ocasiona uma resistência ao movimento. De uma forma mais completa, o atrito é um estado de aspereza ou rugosidade entre dois sólidos em contato, que permite a troca de forças em uma direção tangencial à região de contato (Figura1).
[pic]
Figura 1
• O fato de existir atrito entre dois sólidos não implica, necessariamente, a existência de uma força de atrito entre eles. • O sentido da força de atrito é sempre contrário ao deslizamento ou à tendência de deslizamento entre sólidos em contato. • De acordo com a 3ª lei de Newton ( Ação e Reação ), os sólidos A e B trocam entre si forças de atrito, existe uma força de atrito que A aplica em B e B em A. Tais forças de atrito são opostas ( têm mesma intensidade ), mesma direção e sentidos opostos. • As forças de atrito trocadas entre A e B (F e f) nunca se equilibram porque estão aplicadas em corpos distintos. De um modo geral os benefícios e os malefícios do atrito.
Benefícios:
Se não fosse o atrito, um carro não sairia do lugar porque os pneus deslizariam sobre a superfície. Em uma superfície lamacenta é preciso que haja correntes nos pneus do carro para que o carro saia do lugar, são as correntes que fazem com que o atrito aumente. Sem o atrito as correntes não poderiam mover as máquinas.
Malefícios:
O atrito é prejudicial no momento em que ele desgasta as superfícies que rolam uma sobre a outra, aumenta a força necessária para mover um corpo e produz calor. Para estes malefícios do atrito fazem-se superfícies super planas e lisas, usa-se metais duros, o uso de lubrificantes entre as superfícies para que não haja tanto atrito e fiquem mais escorregadias e para que também não haja tanto desgaste das superfícies.
Atrito estático Ocorre entre dois sólidos que existe atrito, embora não haja movimento