Atrito
O presente trabalho é sobre o desenvolvimento de um experimento de física que simule o atrito entre dois corpos. Nas etapas do trabalho relata o que foi feito e decidido e quais foram os procedimentos adquiridos para execução do experimento com uma breve explicação sobre atrito.
É objetivo do trabalho o esclarecimento de forma experimental, demostrando o Atrito com a força do ar e através da indução magnética.
Está organizado em cinco partes. A primeira parte explica o tema do trabalho “Atrito”, as quatro partes restante relata o desenvolvimento e as etapas do trabalho, as reuniões e a fase pratica da execução do experimento.
A metodologia utilizada pelo grupo foi pesquisas bibliográficas, enriquecidas com algumas ideias em decorrer do desenvolvimento do trabalho.
SUMÁRIO
1. O que é Atrito?
2. Inicio do desenvolvimento. (1º etapa)
3. Desenvolvimento. (2º etapa)
4. Desenvolvimento. (3º etapa “execução”)
5. Fim desenvolvimento. (4º etapa)
6. Conclusão
7. Referências
O que é Atrito?
Atrito é o componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles.
Apesar de sempre paralelo às superfícies em interação, o atrito entre estas superfícies depende da força normal, a componente vertical da força de contato; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito. Passar um dedo pelo tampo de uma mesa pode ser usado como exemplo prático: ao pressionar-se com força o dedo sobre o tampo, o atrito aumenta e é mais difícil manter o dedo se movendo pela superfície.
Entretanto, ao contrário do que se poderia imaginar, mantidas as demais variáveis constantes, a força de atrito não depende da área de contato entre as