Atrito
29 de Outubro de 2012
Página de Anotações.
Elaborado por: Carlos Cristóvão Augusto nº 15680 Duarte Dias nº 80223 Fernando Benvindo nº 80221
Apresentação:
Muitas vezes considera-mos que as superficies que estão em contacto são sem atrito (lisas) ou rugosas (ásperas). Se forem sem atrito, a força exercida por uma superficie sobre a outraserá normal ás superficies e as duas superficies podem mover-se livremente ama em relação a outra. Se forem rugosas, admite-se que forças tangenciais podem se desenvolver a ponto de evitar o movimento de uma superficie em relação a outra.
Esse ponto de vista é simplificado. Na verdade, não existe uma superficie perfeitamente sem atrito. Quando duas superficies estão em contacto, forças tangenciais, chamadas forças de atrito, iram sempre aparecer ao tentarmos mover uma superficie em relação a outra. Por outro lado, essas forças são de intensidade limitada e não impedirão o movimento caso sejam aplicadas forças suficientemente grandes. Deste modo, a distinção entre superficies lisas e superficies rugosas é mera questão de gradação.
Índice: Apresentação...........................................................................................................Pag. 03 Introdução................................................................................................................Pag. 05 Chaves de Figuras....................................................................................................Pag. 06 Chave de Abreviaturas e Siglas...............................................................................Pag. 07 Atrito........................................................................................................................Pag. 08
Origem da Força de