Relatório
História da Educação e da Pedagogia
Relatório apresentado à disciplina de História da Educação e da Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP
Profº EAD: Profª. Esp. Ma. Mariciane Mores Nunes
Profº Tutor Presencial: Dorinda Guaraci de Jesus Ferreira
INTRODUÇÃO
Considerada pelos educadores como reflexo da sociedade qual está inserida, a partir de tantas implicações nas estruturas do país, o sistema de Educação não poderia ficar imune às transformações cada vez mais intensas.
Para falar sobre Educação no Brasil atual, deve estar presente também a Educação histórica neste país, pois foi a história, pela construção do saber nacional, pela experiência do homem vivido, que hoje temos e vivenciamos esta Educação. A educação sempre esteve voltada aos interesses do homem.
RELATÓRIO
Relações e implicações da História da Educação no atual modelo educacional brasileiro
Os analistas da educação brasileira afirmam que somente no final do Império e começo da República, delineia-se uma política educacional estatal, fruto do fortalecimento do Estado. Até então, a política educacional era feita quase que exclusivamente no âmbito da sociedade civil, pela Igreja Católica. Durante a Colônia (1500-1822) a educação assegurava o domínio dos portugueses sobre os índios e os negros escravos. No final deste período e durante o Império (1822-1889) delineia-se uma estrutura de classes. A partir da primeira República (1889-1930), ela passa a ser paulatinamente valorizada como instrumento de reprodução das relações de produção. Em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde, estruturando-se a universidade pela fusão de várias instituições isoladas de ensino superior, criando-se o Sistema Nacional de Ensino, até então inexistente. A Constituição de 1934 foi a primeira a estabelecer a necessidade de elaboração de uma Plano Nacional de Educação, que concordasse e supervisionasse as