Unopar
Sua idéia era vender computadores pessoais direto aos clientes, passando por cima dos canais de distribuição tradicionais: as lojas.
Para dar o pontapé inicial da empresa, precisava conseguir máquinas a preços baixos. Entrou em uma loja de informática e comprou a prazo todo o estoque de computadores encalhados.
Aí, pegou as máquinas, e dentro de seu dormitório na universidade, calibrou-as com discos rígidos maiores e programas mais recentes, e começou a vendê-las por telefone, com preços em média 20% inferiores aos da concorrência, através de anúncios colocados em revistas especializadas de informática.
Nascia um conceito novo e simples de negócio: vender computadores pessoais diretamente ao consumidor, trabalhando com estoques mínimos, sem o uso dos canais tradicionais de distribuição.
Desta forma, a empresa poderia detectar melhor a necessidade de seus clientes e oferecer soluções mais eficazes para satisfazê-los.
Com o sucesso da empresa, Michael Dell largou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral. Somente no primeiro ano, a empresa teve um faturamento de US$ 6 milhões.
O sucesso foi tanto que Michael Dell começou a ser assediado para vender sua empresa. Em 1987, a PC´s Limited começou a operar também no Reino Unido.
Nos quatro anos seguintes, espalhou suas operações por outros 11 países. Somente em 1988 a empresa adota o nome de Dell Computers.
No ano de 1990, a empresa tentou vender seus produtos indiretamente através de supermercados e lojas de computadores como as redes CompUSA e Staples, porém o sucesso foi muito tímido e a DELL voltou o foco no seu bem sucedido modelo de vendas diretas ao consumidor.
Com o sucesso da empresa, Michael Dell largou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral. Somente no