ATPS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO:
Nascido em 1856, em meio a uma família judia, Sigmund Schlomo Freud, abreviou o seu nome para Sigmund Freud. Quando ainda criança (aos quatro anos de idade), sua família se mudou para Viena devido por problemas financeiros e de saúde, vivendo lá grande parte de sua vida. Em 1938, após o Anschluss, Freud e sua família se refugiaram na Inglaterra.
Por ser judeu, Sigmund Freud, poderia estudar apenas direito ou medicina. O qual, optouestudar medicina. Ingressando na Universidade de Viena aos 17 anos. Em seus estudos incluíram filosofia, com professor Franz Brentano, fisiologia, com o professor Emst Brücke e zoologia, com o professor Darwinista Carl Friedrich Claus.
Freud sempre se interessou em estudar manifestações de desequilíbrio humano e procurouajudar no desenvolvimento infantil, tendo como base seus próprios pacientes. Com base nas teorias de Freud, podemos citar três aspectos importantes para a psicologia da educação. Teoria da personalidade: Segundo Freud, muito se podia conhecer de seus pacientes, através de relatos comsonhos, lembranças e fantasias. E com base em seus pacientes e seus relatos
Sigmund Freud, desenvolveu a teoria sobre a estrutura da personalidade. Com seus estudos,
Freud notou que a criança por três fases ao decorrer de seu crescimento.
Teoria da Personalidade: Primeira fase, o ID. Que constitui o reservatório de energia psíquica é onde se localizam as pulsões de vida e morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente. É regido pelo prazer, visa apenas o prazer do individuo.
Segunda fase, o EGO: É o sistema que estabelece o equilíbrio entre exigências do ID, as da realidade e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se acata as decisões do ID ou do SUPEREGO.
Terceira fase, o SUPEREGO: É originada do complexo do Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e a autoridade.