relatório
Aluno: mat:
Fenômenos de Transporte, Professor Benicio
12 de Março de 2012
Tivemos como objetivo nesse experimento, analisar o Princípio de Arquimedes. Utilizando um dinamômetro para medir as forças de um objeto em quanto caia, e em seguida sua variação de peso ao ser imerso em água.
Identificamos a presença do empuxo em 3 corpos submersos em água. Encontramos suas densidades por meio do principio de Arquimedes e comparamos com as densidades encontradas pelo método da Densimetria,analisando na tabela qual se aproximou mais do resultado correto.
Introdução Identificar a presença do empuxo em um corpo submerso em água, demonstrar e comparar o principio de Arquimedes com a Densimetria. Apontando qual método é mais preciso, e qual seria o erro do método não eficaz.
Procedimento / Resultados
1ª parte: Principio de Arquimedes
a)Ajustar o dinamômetro em zero com a massa ainda não colocada. Assim X˳=0.
b)Ao colocar um cilindro de plástico com outro cilindro de náilon no seu interior e retira-lo lentamente do interior do cilindro de plástico observou-se que durante a queda o dinamômetro permaneceu imóvel.No termino da queda á perca ocorreu rapidamente, correspondente a maça do cilindro de náiro.
c)O seu peso corresponde a 0,7N
d) Ao ser imerso seu peso passa a ser 0,3N.O que corresponde ao peso aparente
e)O peso retorna a 0,7 N ao encher o cilindro de plástico até o topo mostrando que o empuxo é de 0,4 N (E= P – Pa)
2ª Parte : Densimetria Pegamos o cilindro de latão e colocamos no dinamômetro e anotamos seu valor na tabela 1 como valor de X1. Repetimos o mesmo processo com o alumínio e o cobre.
Ajustamos o dinamômetro de tal forma que os cilindros ficassem totalmente submerso na água. Em seguida anotamos respectivamente seus novos pesos como X2.
Encontramos o