Atps gestão do conhecimento
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Gestão do Conhecimento
1. INTRODUÇÃO
O conhecimento sempre foi necessário para sobrevivência humana e até mesmo das organizações, mas com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nas últimas décadas do século XX, a sua importância aumentou expressivamente dentro do cenário corporativo, quando se entendeu que ele, o conhecimento, é fator chave para o sucesso.
A partir da década de 70, a visão empresarial passou a reconhecer novas práticas de gestão, onde o talento humano e o capital intelectual passaram a ser prioridade para o diferencial de mercado. Utilizado como estratégia competitiva e fator de lucro, o conjunto de ativos intangíveis (posse de conhecimentos, experiência aplicada, tecnologia organizacional, destrezas profissionais) tornou-se o principal recurso das organizações.
Dar importância à capacidade criativa, motivações, competências e conhecimento tornou-se uma tendência, pois são as pessoas que detém os conhecimentos que podem contribuir para atingir resultados expressivos, diagnosticar problemas e rever processos para aperfeiçoa-los.
Com o estímulo de facilitar a troca de informações e o uso e a criação do conhecimento entre os colaboradores, ou seja, aproveitar melhor o capital intelectual, surge no início da década de 90, o conceito de Gestão do Conhecimento.
Ao concluirmos as etapas propostas neste desafio, teremos desenvolvido as competências e habilidades de compreender a importância da Gestão do Conhecimento para as organizações. Conheceremos as principais vantagens de agregar valor ao conhecimento de forma alinhada aos negócios, orientado para os objetivos estratégicos das empresas.
Definiremos os conceitos de conhecimento e informação, descrevendo as etapas da implantação da Gestão do Conhecimento, ampliando nosso entendimento sobre o conteúdo e a sua importância no mundo empresarial.
2. DESENVOLVIMENTO