Atps gestão do conhecimento
Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Introdução
O conhecimento é considerado um dos principais ativos de uma empresa. É ele que permite que uma empresa agregue valores a seus produtos, solucionar problemas durante o processo produtivo, bem como produzir novos conhecimentos a partir dos já existentes em um contínuo processo de inovação. A criação de conhecimento é considerada, nesta pesquisa, um processo permanente de transformação colaborativa a partir dos conhecimentos dos indivíduos e da empresa para a obtenção de vantagens competitivas e de resultados da inovação. Parte-se do principio de que o processo de CC é um ponto crucial de uma empresa, em virtude de identificar, transformar e criar ativos tangíveis (tais como utensílios industriais, recursos financeiros, profissionais qualificados, dentre outros) bem como ativos intangíveis (o conhecimento produzido pela empresa, a qualificação e experiência dos profissionais que trabalham na empresa, as relações organizacionais em projetos conjuntos ou em parcerias, dentre outros), ativos estes que podem ser mobilizados em prol de uma inovação. Pelo fato de estes ativos estarem dispersos tanto no interior da empresa como á sua volta o acesso e obtenção de tais ativos implica, inevitavelmente, em processos de CC diferenciados e da mesma forma obtém-se diferentes inovações.
A gestão do conhecimento é considerada um processo constituído de ações relacionadas à criação e disseminação do conhecimento, a fim de assegurar a sustentabilidade de uma organização.
O objetivo da gestão do conhecimento é promover e capturar a intersecção do conhecimento explícito e tácito. O que se propõe que a gestão do conhecimento é “uma estratégia consciente de tomar o conhecimento certo, das pessoas certas, no tempo certo e ajudar as pessoas a compartilhar e transformar a informação em ação, esforçando–se para melhorar o desempenho da organização.” É, sem dúvida, um