ATPS GESTAO DO CONHECIMENTO
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Adnan Moreira da Silva RA: 412445
Aurélio Souza Novaes vieira RA: 408612
Élem Cristina Diamante RA: 406054
Definindo Gestão do Conhecimento
Professor: Me. Maurício Dias
Tutor de Ensino á Distância: Ivania Ferreira Vaz
Índice
Introdução
Neste trabalho, abordaremos todo o ambiente atual competitivo de organizações que buscam diferencial obtendo a Gestão do Conhecimento como principal ponto de inovação rumo ao sucesso. Visando também o ambiente em que este conhecimento acontece, ou seja, o local onde o conhecimento é criado, compartilhado e utilizado.
A disseminação do conhecimento na organização, é condição prévia para transformar informações e experiências isoladas em algo que toda a organização possa utilizar.
A Gestão do Conhecimento é o processo de criar, identificar, aplicar, disseminar e atualizar o conhecimento, envolvendo técnicas e ferramentas que permitam que toda a organização tenha acesso ao mesmo. Na prática, é o processo de tornar o tangível em intangível, transformando o conhecimento tácito em explícito, visando a sua disseminação a fim de agregar valor à organização e atingir os seus objetivos estratégicos.
Gestão do conhecimento
Segundo Nonaka e Takeuchi, a Gestão do Conhecimento é a capacidade que uma organização tem de criar conhecimento, disseminá-lo e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas.
Sendo que a Gestão do Conhecimento nas empresas, caracteriza-se pela capacidade de uma empresa de criar conhecimento como um ativo corporativo e entender a necessidade de administrá-lo e cercá-lo do mesmo cuidado dedicado à obtenção de outros ativos tangíveis. O que as empresas em movimento nescessitam é de um novo modelo de administração, baseado na criação