ATPS EDUCA O E DIVERSIDADE
IDENTIFICAÇÃO PESSOAL
Adriana Aparecida de Souza RA: 67573817-13
Cláudio de Moraes Oliveira RA: 67493688-78
Luciene da Silva de Paula RA: 71175005-34
Lucilene de Oliveira Vieira Silva RA: 67503501-58
Turma: 1º semestre
Polo: Jacareí
Disciplina: Educação e Diversidade
Curso: Pedagogia
Profª Mª Ana Maria Bittar Crivari
Tutor a distância: Fernanda Tamborim Montez Borges
Tutor presencial: Camila Rocha
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE
CULTURAL
A partir do artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos em que diz: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”, é que iniciaremos esse trabalho.
Vivemos em um país formado por diferentes etnias e imigrantes de diferentes países, o que nos torna um povo rico não só em miscigenação como também em cultura.
Mas o que é cultura? Cultura significa cultivar as crenças, lei moral, costumes, hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, não somente em família como também por fazer parte de uma sociedade como um membro dela que é. Assim, a cultura é produzida pelos grupos sociais ao longo de suas histórias o que nos remete uma ampla diversidade, nos ofertando sempre processos de mudanças, diferenciando os seres humanos pela riqueza de seus valores, símbolos e regras. Isso tudo surge em um simples agir cotidiano. Falando-se em sociedade brasileira, hoje o grande desafio é trabalhar toda essa pluralidade cultural nas escolas, pois lá é o lugar ideal e privilegiado para se abordar essa temática.
Ao se falar em pluralidade cultural, não se está enfatizando apenas o estudo e o respeito ao que se costuma considerar diferente ou pertencente a outras culturas, fora do território nacional, mas as diferenças étnicas e culturais, as desigualdades sócio-econômicas, as
MAGIA QUE NOS ENVOLVE, relações sociais discriminatórias existentes.
SENTIR TODA A