Trabalho ATPS educa o e diversidade
CURSO LETRAS DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
ACADÊMICOS: CAROLINA V. BITENCOURT FERNANDES RA 425489
FÁBIO ANTÔNIO DOS SANTOS RA 437167
JANES ROMERO RA 439423
NEIDE SOARES DA SILVA RA 435175
SIRLEI PIENTKA RA 64085
PROFA. ANA MARIA BITTAR CRIVARI
PÓLO PARANHOS - 2013
PLURALIDADE CULTURAL
As regiões brasileiras tem características culturais bastante diversificadas e a convivência entre grupos diferentes na sociedade é marcado principalmente pelo preconceito e pela discriminação. São formados por várias raças, crenças, costumes, que se tornaram fundamental para a pluralidade cultural, que tem por objetivo a valorização de culturas diferentes que vivem em um mesmo território.
A escola tem um papel fundamental com a questão da pluralidade cultural. É grande o desafio para a escola conhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e também conhecer as riquezas dessa diversidade dentro da escola.
Os nossos direitos como seres humanos, direitos de sermos livres e expressar nosso pensamento, independente da nossa raça, cor, religião ou qualquer outra característica que faz de nós pessoas de direitos perante a declaração universal dos direitos humanos.
MULTICULTURALISMO
Ou pluralismo cultural é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa mesma localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente no que se convencionou chamar de
“mosaico cultural”. O multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas. Trata-se da miscigenação dos credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos de colonização. O processo imigratório teve grande importância para a formação desta cultura.
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
EXISTEM DUAS SITUAÇÕES CONTRASTES EXISTENTES,
EM REALIDADES DIFERENTES, PORÉM QUE SE CRUZAM
NUM PONTO EM COMUM: CRIANÇAS VIVENDO COMO
ADULTOS. DE UM LADO AS CRIANÇAS SÃO VISTAS
COMO FORÇA TRABALHISTA, SÃO MUITO POBRES E
SERVEM COMO MEIO DE AJUDA À