ATps educa o e diversidade
Direitos Humanos e Pluralidade Cultural
Ma. Mariciane Mores Nunes
Pedagogia / Educação e Diversidade
Ana Paula- RA: 357110, e-mail: paula_mafra_perotoni@hotmail.com
Claudinéia- RA: 357178, e-mail: neia7qdas@hotmail.com
Eliane- RA: 363543, eliane_braga_silva@hotmail.com
Gisele- RA: e-mail: chagas_gisele@hotmail.com
Nayane- RA: 363939, e-mail: nayane_g15@hotmail.com
Rosilene- RA: 357162 e-mail: rose.godlove@hotmail.com
Abril, 2012
Sete Quedas- MS
Proclamou-se no dia 10 de Dezembro em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos que foi adotada pela ONU. Os direitos humanos são os direitos de liberdade básicos de todos os seres humanos, ou seja, são as faculdades, liberdades e reivindicações inerentes a cada pessoa unicamente com o fundamento da sua condição humana. Ninguém, sob nenhum pretexto, pode privar outro sujeito desses direitos para além da ordem jurídica existente e independente de qualquer fator particular (raça, nacionalidade, religião, gênero, etc.). Uma pessoa não pode “ceder” estes direitos a outra e ninguém pode renunciar aos seus direitos básicos
(moradia, saúde, educação, segurança e entre outros). Ainda que se encontrem protegidos pela maioria das legislações internacionais, os direitos humanos representam uma base moral e ética que a sociedade considera fundamental respeitar para proteger a dignidade das pessoas.
Como a sociedade brasileira é formada por diversas etnias, o desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivado o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fato de enriquecimento cultural. Onde pessoas de diferentes famílias, sociedade, classe social se reúnem e interage uma cultura particular e este grupo começa a tomar corpo. Essa diversidade de idéias, de visão de mundo, valores, atitudes, conceitos e modo de agir é o que vem a constituir a pluralidade.
Muitas crianças vivem a vida de criança e dizem que