ATPS Educa Ao E Diversidade Pronta
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Professora
.
Sabemos que existem culturas diferentes, e que elas se manifestam diariamente através das mais diversas formas.
É comum se ouvir e repetir expressões do tipo:"ele é corajoso, não tem medo de nada". Ou então,
"é da natureza humana chorar na tristeza" e "homem não chora". "As mulheres são naturalmente sensíveis" e assim por diante.
Os seres humanos, embora façam parte da mesma natureza humana, estão divididos em diversas categorias: homens, mulheres, ricos, pobres, índios, alemães, negros, judeus, orientais, árabes etc.
As diversas culturas, sempre em processo de mudança, diferenciam os seres humanos pela riqueza de seus valores, símbolos e regras. E isso tudo aparece, e é transmitido no agir cotidiano.
Sendo assim, é possível ensinar e buscar formas de participação social que ajudem na construção de uma cidadania, constituídas de pessoas ativas, conscientes de seus deveres e comprometidas com a conquista dos direitos humanos. A prática participativa permite questionar os valores e os interesses que sustentam a sociedade.
Promover espaços participativos é educar para a vida. Somente assim será possível o respeito e a valorização das diferenças presentes em nosso território brasileiro. Se isso não acontecer, alguém será excluído, e esse alguém com certeza será o mais fraco. Isso é um desafio e um compromisso da escola para a formação de uma sociedade democrática, justa, igualitária e solidária.
Se fala muito sobre cultura, história, raças, imigrações... Aproveitando a oportunidade, seria interessante buscar realizar alguns objetivos na escola, tais como:
1.º Conhecer a diversidade cultural brasileira para compreender sua origem e respeitar as diferenças, entendendo-as como direito dos povos e dos seres humanos;
2.º Reconhecer e evidenciar a contribuição de diversas culturas na formação da identidade nacional; 3.º Perceber hábitos e atitudes que