atps educa o e diversidade
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Adriana Sara – RA
Daniela Ribeiro Bazan – RA 2596114809
Juscilene Oliveira – RA
Liziane Stan – RA
MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO
CAMPO GRANDE / MS 09 DE ABRIL DE 2015
Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Educação e Diversidade do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da Profª Juliana Cintra Marques Ferreira.
CAMPO GRANDE / MS 09 DE ABRIL DE 2015
INTRODUÇÃO
O tema pluralidade cultural tem sido reconhecido, embora tardia introdução nas pesquisas e práticas educacionais. Foi apenas a partir do final dos anos 1980 e início dos anos 1990 que se passou a debater as possibilidades educativas e as múltiplas formas de tratamento das questões da pluralidade cultural no contexto escolar voltados a superar a discriminação e o racismo. Pouco compreendido, por práticas implantadas no cotidiano escolar
O estudo da pluralidade cultural trouxe o reconhecimento oficial do tema, com o Estado brasileiro reconhecendo que a escola, freqüentemente, discrimina e acentua uma característica da sociedade brasileira, de excluir com base em estereótipos e estigmas, denegando, contudo, essa prática.
ETAPA 1 -
Multiculturalismo e Educação
A temática da pluralidade cultural se caracteriza por variados grupos sociais que constrói uma identidade nacional
Brasil dos privilégios para classe dominadora, marcada pela desigualdade social, assenta-se em discriminações e preconceitos de todo tipo: socioeconômico, ético e cultural.
Porem de forma tímida o país expressa um compromisso ético na construção de uma sociedade mais justa democráticas, reconhecendo em si mesmo os seus vários estereótipos.
Movimentos sociais vinculados a diferentes comunidades étnicas desenvolveram uma história de resistência a padrões culturais que estabeleciam e sedimentavam injustiças. Gradativamente