APS PRONTA
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Trabalho apresentado como atividade avaliativa da disciplina - Estrutura Organizacional, ministrada pela Professora Mônica Santos Macedo Guimarães, no curso de Administração de Empresas.
Aracaju/SE, 10 de maio de 2015.
Já com 32 anos de história, a UNIÃO ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA é uma empresa que começou a sua trajetória em obras públicas, posteriormente atingindo a construção de habitacionais em Sergipe e na Bahia, somando, atualmente, mais de 70 empreendimentos e 10 mil unidades executadas, o que a colocou entre as 100 maiores construtoras do Brasil, segundo Ranking ITC em 2013 e 2014, ocupando, assim, o 80º lugar com cerca de 170.000 metros quadrados construídos. Junto com a NASSAL, JOTANUNES e NORCON ROSSI, suas principais concorrentes, a UNIÃO é hoje uma das principais compradoras de insumos voltados para a construção, tais como: concreto usinado, aço, esquadrias prontas, pisos, revestimentos e blocos cerâmicos etc.
A União utiliza-se da estrutura organizacional FUNCIONAL por possuir suas atividades agrupadas juntamente com funções comuns de alto a baixo na organização, permitindo, assim, a especialização dos trabalhadores por áreas do conhecimento, além da fixação de padrões de desempenho, que facilitam o recrutamento, a seleção e a formação de novos trabalhadores. Como na União a hierarquia é totalmente verticalizada, os diversos setores possuem sua própria rede de comando, que seguem, basicamente, a seguinte ordem estrutural: diretor presidente, diretor, gerente e operacional. A principal desvantagem deste tipo de estrutura é a lenta resposta as mudanças ambientais que exigem coordenação entre departamentos, o que torna a hierarquia vertical sobrecarregada, pois as decisões se amontoam e a alta administração não responde suficientemente rápido. Por ter como missão a construção e incorporação de imóveis inovadores com qualidade e sustentabilidade, a União se utiliza do