ATPS Educa O Especial 2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CÍNTIA ERPEN MUNARI – RA 3804600159
DEISE FREITAS DE OLIVEIRA – RA 5322972822
MATEUS LANGARO – RA 5560123531
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PASSO FUNDO – RS
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CÍNTIA ERPEN MUNARI – RA 3804600159
DEISE FREITAS DE OLIVEIRA - RA 5322972822
MATEUS LANGARO – RA 5560123531
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Atividade realizada na disciplina de Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Maria Cleudinara Sanches Sartori Silva.
PASSO FUNDO / RS
2015
Introdução
Temos como objetivo deste presente trabalho entender um pouco mais sobre o que é Educação especial, e também a Inclusão especial, bem como compreender quais são os direitos e os deveres da escola e dos alunos ao deparar com alguma criança que possua algum tipo de necessidade especial. E principalmente de incluir essa criança na escola de forma em que a mesma seja aceita por todos. O que é inclusão?
Sempre que se fala em educação especial nos traz precedentes sobre vários temas e ideias. A introdução dos sujeitos dessa modalidade é uma questão de humanização e ser de direito comum.
No início, na Roma Antiga a sociedade promovia o infanticídio, onde as crianças quando nascidas com alguma anomalia era tratada de forma exclusa e penalizada, castigada, a exploração era muito evidenciada, tratavam como aberração e dando oportunidade aos interesses gananciosos, utilizando essas “pobres crianças” como objetos lucrativos.
A exposição ao ridículo era uma praxe comum, "existia em Roma um mercado especial para compra e venda de homens sem pernas ou sem braços, de três olhos, gigantes, anãos e hermafroditos” ("História da Civilização", de Will Durant, 1959).
No Brasil a deficiência não era vista como uma lacuna de