ATPS De Educa O Profissional E Educa O Em Ambientes N O Escolares
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATPS de Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares
SOROCABA /SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATPS de Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares
Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: à distância: Mestra Rejiane Platero Ferreira e presencial: Mestra Rosana Hass.
SOROCABA /SP
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como principal objetivo discutir sobre a educação não formal no Brasil, sua importância para a formação dos cidadãos e como um complemento à educação formal. Nós pudemos compreender melhor as diferenças entre a educação não formal, informal e formal, além de poder relacioná-las e discutir quão importante a educação não formal é para o crescimento e formação do indivíduo na sociedade. A educação não formal é construída diariamente, e é ela que prepara efetivamente o indivíduo para compreender o mundo e lidar com as relações interpessoais.
Vimos também que o associativismo se faz entendido como uma força estratégica para a melhoria das condições locais de vida das pessoas e de uma população, sob todas as suas dimensões, culminando com a ideia de desenvolvimento.
Também elaboramos uma situação didática, onde focamos as práticas de ensino de Língua Portuguesa a partir da Educação não formal sediado em ONGs. Como espaço que visa à inclusão social, parte da construção de práticas educativas que buscam o desenvolvimento cidadão de jovens entre 15 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, o ensino de Língua Portuguesa, entra como elemento primordial para a formação do indivíduo crítico e consciente de seu papel na sociedade, em decorrência de sua real