ATPS de Educa o Profissional e Educa o em Ambientes n o Escolares
Educação Não Formal
Define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino.
A educação não formal é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática(Moacir Gadotti) na medida em que compreende o conjunto de instituições e meios educativos de natureza intencional e com objectivos definidos, mas que não fazem parte do sistema formal. Recebe também o significado de educação extra-escolar e atende a objectivos muito heterogéneos: educação permanente e de adultos, animação sociocultural, educação para os tempos livres, desenvolvimento comunitário, reciclagem e reconversão profissional, etc decorrendo daqui toda a sua flexibilidade e respeito pela diferenças de cada um. A realização desta modalidade educativa pode ter lugar em formatos muitos semelhantes à educação escolar - em estruturas de extensão cultural do sistema escolar - ou em sistemas mais livres, não convencionais recorrendo a meios de comunicação social e tecnologias educativas específicas, como é exemplo o ensino à distância. A educação não formal é mais difusa menos hierárquica e menos burocrática. Os programas da educação não formal não precisam necessariamente de seguir um sistema sequencial e hierárquico de "progressão". Podem ter duração variável e, podem, ou não conceder certificados de aprendizagem decorrendo daí toda a sua flexibilidade.
Educação não-formal
Buscando traçar o percurso do surgimento e usos do termo educação não-formal, passamos por definições oferecidas por alguns autores ao longo de um intervalo de tempo que vai do final dos anos 80 até a atualidade, estando ainda em momento de construção e passando por críticas tanto relacionadas a sua terminologia quanto por suas práticas e orientações no contexto atual.
Um grupo de pesquisadores da Michigan State University, nos anos 70, inicialmente define o termo por antagonismo a