Fisica Paq Micro
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
AGNES CHRISTIE H. CAVASOTTI
FABIO ANDRÉ MARTINI
FABIO CAIXETA NUNES
LUIS FELIPE MONTEIRO
Relatório:
PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO
PONTA GROSSA
2015
RESUMO O presente trabalho refere-se a utilização do paquímetro e micrômetro em aulas experimentais. Consta ainda a utilidade destes aparelhos e suas características. Os resultados obtidos nos experimentos e seus significados, por meio da Teoria de Erros.
INTRODUÇÃO
Nos experimentos realizados com o paquímetro e micrômetro, foram efetuadas diversas medidas de objetos e por meio destas medições, foram feitos cálculos, com a finalidade de determinar as dimensões do objeto. Para tanto, utiliza-se a Teoria de Erros, por meio dela, pode-se determinar a medida de uma grandeza física na tentativa de ser o mais preciso possível. Desta forma, estes artifícios quando aplicados na medida das dimensões dos objetos chegam o mais próximo possível das reais medidas desse objeto.
DESENVOLVIMENTO
Primeiramente, foi usado a Teoria de Erros e Medidas: as medidas ou combinações de medidas são capazes de mensurar as grandezas físicas, em busca da maior precisão possível (acurácia). Medida Direta: A comparação é meramente mecânica; por exemplo, medida de um comprimento com fita métrica, medida de massa com uma balança analítica. Medida Indireta: A grandeza procurada é calculada a partir de outras grandezas de medida direta e com auxílio de relações existentes entre tais grandezas; por exemplo, determinação da massa específica de um sólido. Assim, deve-se calcular a certeza e incerteza. Certeza: A medida certa pode ser obtida através da repetição de medições, no caso, a média aritmética dos valores constatados. Desvio padrão é a diferença entre a medida e a média aritmética. Incerteza: é o desconhecimento do valor exato de uma medida, sendo que seu cálculo pode gerar uma margem de erro com valores somados ou