INFLU NCIA DA CONCENTRA O E TEMPERATURA NA CONDUTIVIDADE EL TRICA
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA I
Thiago Palheta Barbosa
INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO E TEMPERATURA NA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
BELÉM
2015
INTRODUÇÃO A condutividade elétrica (k), também chamada de condutância específica, é a capacidade de uma solução conduzir a corrente elétrica. O mecanismo de condução de corrente elétrica em soluções eletrolíticas difere da dos metais. Nos metais a corrente é composta unicamente de elétrons livres, já nos líquidos a condução é feita pelo movimento de íons solvatados atraídos por um campo elétrico. (UDESC 2008)
A condutividade da solução de um eletrólito é função da temperatura e da concentração deste. Para um eletrólito forte, K aumenta com o aumento da temperatura. Para um eletrólito fraco, K aumenta gradualmente com a temperatura. Além da concentração e temperatura, a viscosidade, a natureza dos íons pode afetar a medida da condutividade. (QUI.UFMG 2010)
OBJETIVOS
Verificar a condutividade elétrica (K) em função da concentração iônica e da temperatura.
MATERIAIS E MÉTODOS Materiais
Béquer
Erlenmeyer
Água destilada
Cloreto de Potássio (KCl) 0,01 mol/L
Proveta de 100 mL
Pisseta
Condutivímetro HANNA HI 9813-6
Métodos
DETERMINAÇÕES DA CONDUTIVIDADE
Em uma proveta foram medidos 30 mL da solução de cloreto de potássio (KCl) 0,01 mol/L, previamente preparada. O volume foi colocado em um béquer com o para facilitar a determinação da condutividade pelo equipamento. O condutivimetro foi lavado com água destilada, para evitar contaminações, em seguida, enxugou-se com o auxílio de papel. Após estes procedimentos, a sonda foi colocada no béquer com solução 0,01 mol/L de KCl até que os orifícios da ponta estivessem totalmente submersos. A sonda foi agitada para eliminar as bolhas de ar, a leitura foi estabilizada e o valor de condutividade medido. A temperatura e pH também