ATPS de Didática e práticas de ensino
ETAPA 1
INTRODUÇÃO
Uma temática que consideramos de grande relevância no cotidiano do trabalho docente, no que tange ao Ensino Fundamental, é o trabalho desafiador de ensinar a resolução de problemas matemáticos, principalmente nas séries iniciais. É sabido e já objeto de estudo de vários autores os vários métodos de resolução de problemas ficando evidente assim esse novo aspecto da matemática que atualmente se apresenta como uma ciência dedutiva e experimental.
De acordo com Dante (2010, p.11) “pode se dizer que é um obstáculo a ser superado, algo a ser resolvido e que exige o pensar consciente do individuo para soluciona-lo”. Os problemas possuem graus de dificuldades diferentes para quem vai solucioná-los dessa forma o que vai determinar o grau de dificuldade para a resolução de um problema por um individuo é contexto em que está imerso, seus conhecimentos anteriores experiências e expectativas.
Para o aprendiz não é diferente, a situação problema precisa ter objetivos e elementos motivadores para que ele possa resolvê-la. “problema é uma situação que um indivíduo ou grupo quer ou precisa (grifamos) resolver e para o qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leva à solução” (LESTER,apud DANTE, 2010, p.12)
Entretanto dificilmente o aprendiz conseguirá resolver a situação problema na primeira tentativa o que o fará tentar vários procedimentos que demandará a realização de uma sequencia de ações ou operações para obter um resultado o que demonstra, de acordo com o autor acima, que a solução não está disponível de início, no entanto, é possível construí-la.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998) define-se que resolver um problema significa aprender a dar uma resposta correta, com sentido suficiente para que ela seja aceita e até convincente, mas é necessário que seja desenvolvida habilidades que permitam provar os resultados, testar seus efeitos e fazer comparações dos diferentes caminhos