Atos ilicitos
Sun Tzu foi um general chinês que, dentro dos maiores ensinamentos de sua obra, declara que “o verdadeiro objetivo da guerra é a paz”.
O livro trata de estratégias para o alcance de objetivos, nesse caso, para ganhar uma guerra. Porém, os ensinamentos valem para todas as áreas da vida, podendo ser seguidos e aplicados.
"A Arte da Guerra", em poucas palavras, significa conhecer a si mesmo, conhecer o seu inimigo, ter os seu comandados sob disciplina total e saber todas as informações táticas necessárias para vencer a batalha.
Segundo Sun Tzu, o verdadeiro vencedor é aquele estrategista que consegue vencer a guerra sem derramamento de sangue, utilizando inteligência, coragem e bravura.
Ele defende que devemos comparar o inimigo e nossas próprias condições, baseado em cinco fatores: caminho, clima, terreno, comando e doutrina;
Procure uma vitória rápida, pois o esgotamento de forças e provisões fortalecerão os inimigos;
Quanto a estratagemas, "...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas."
Posições táticas: o perito ocupa posições estratégicas, e não luta com o inimigo até que esteja certo da vitória. As vantagens dependem da administração de um general: parte-se do princípio da organização e da rigidez e imparcialidade.
“Táticas militares são como água corrente. A água corrente sempre se move de cima para baixo, evita o terreno alto e flui para o terreno baixo. Assim, são as táticas militares, sempre evitam os pontos fortes do inimigo e atacam os seus pontos fracos”. Um bom general sempre evita avançar diretamente ao enfrentamento, esperando o movimento de seu inimigo. Preocupe-se em estar em uma posição onde não possa ser atacado, em vez de preocupar-se