Resumo sobre o documentário janela da alma
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Escola de Comunicação e Arte
Resumo sobre o documentário
Janela da Alma
Documentario mostra que a fotografia é uma obra de arte desde o momento que ela apareceu. “Uma arte que nunca parou de extrai energias sempre novas na dispersão dos locais e suporte...”
O video fala de duas especificidades:
Primeiro - Na parte estética da foto. A foto seria o extenso da realidade, ela tem que passar o que esta ocorrendo e as pessoas tem que entender o que esta passando sendo direta : imagem ( e o que ela apresenta
Segundo – Parte analógica. É citado no texto que ocorre alguns mal-entendidos referente a esta parte. Para se fotografar bem é necessário Ter conhecimentos e tecnicas para sair um bom trabalho não basta estar la e reproduzir a foto “pretendeu-se que ela surgia da simples “reprodução””
O documentário Janela da alma tem como tema o olhar para se tirar uma foto e da sensibilidade que tem que Ter para conseguir capitar a arte de uma fotografia. No filme mostra as outras formas de ver a fotografia de como podemos ver o mundo, e que há uma outra visão além do que os olhos estão vendo. E principalmente passa para o telespectador a importância das emoções e da sensibilidade para transforma o que está sendo visto e fotografado em realidade. Não é atoa que o filme mostra a capacidade de algumas pessoas que tem problemas de visão, até mesmo a cegueria total, serem guiados por outras formas para poder tirar suas fotos, a sensibilidade fala mais alto do que a própria possibilidade de ver. Pessoas que dão depoimentos falam inclusive da necesidade que tem de tirar os óculos por alegar que está vendo de mais, e tirar as fotos mantendo a sua verdadeira arte de saber o que é belo e o que não é.
A fotografia é rotulada de forma impura por sua práticaser inscrita em