pro dia nascer feliz
PRO DIA NASCER FELIZ
BÁRBARA DUARTE MAGALHÃES
,
SAMAMBAIA/DF 2013
BÁRBARA DUARTE MAGALHÃES
PRO DIA NASCER FELIZ
Trabalho apresentado como verificação de aprendizagem a disciplina História do Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia ministrado pelo professor Gleison Fontinele.
SAMAMBAIA/DF 2013
Referência bibliográfica:
PRO DIA NASCER FELIZ. Direção: João Jardim. Produção: Flávio R. Tambellini e João Jardim ução: Elenco: Alunos e professores de escolas do Brasil: Vanderson, Thais, Keila, Cila, Valéria , Professora Suzana e Mariana. Brasil, 2006, Disco DVD (88min) Genero: Documentário.
Credencias do autor:
João Jardim tem 49 anos, nasceu em 1964 no Rio de Janeiro/Brasil, é produtor tem alguns longa-metragem, como: Janela da Alma 2002; Pro dia nascer feliz 2006; Lixo Extraordinário 2011.
Resumo da obra (digesto):
O documentário pro nascer feliz retrata de perspectiva humana a grande desigualdade nos modos de se fazer e receber educação no Brasil. Através do dia a dia das escolas de três diferentes estados: Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, expõem a fragilidade do sistema educacional e de seus principais personagens: alunos e professores; e a divisão do sistema brasileiro de ensino público e privado. Para o diretor João Jardim, também diretor do célebre documentário “Janela da Alma“; “Pro dia nascer feliz é muito mais uma discussão sobre desperdício , falta de oportunidades que tem o jovem brasileiro“. Esse desperdício que se refere o diretor, é expresso logo na primeira cena do filme por uma voz adolescente: “As vezes as pessoas realmente tem que deixar de lado aquilo que elas acreditam pra se conserva a vida.” Deixar de lado aquilo que se acredita é deixar de lado a motivação para ser alguém, para ser alguém, para estudar, para se tornam um cidadão capaz de perceber e alterar a realidade. Essa fala é o retrato mais fiel que tudo vai mal e