Antropologia
Dessa forma começaram a interessar-se pelos grupos humanos primitivos e seus costumes, culturas e características, passando a entender o homem não mais como criatura de Deus, mas sim da natureza. Assim nasce a antropologia filosófica que esta sempre em constante busca de respostas sobre “o que é o homem”.
Para descrevermos uma historia detalhada da antropologia, seria necessário citarmos os nomes de Immanuel Kant e Johann Gottfried Von Herder do século XVIII e Karl Marx e Charles Darwin do século XIX.
Kant fez uma distinção entre a Antropologia nas perspectivas fisiológica e pragmática: a Antropologia fisiológica lida com aquilo que a natureza faz de nós, ao passo que a Antropologia pragmática diz respeito àquilo que o ser humano, como ser que age livremente, faz, pode ou deve fazer de si mesmo.
Herder expos intelecções sobre a partir da comparação do homem com os animais, em aspectos como força, rapidez e agudez dos sentidos.
De Marx provém a doutrina de que o homem é por natureza estabelecida como ser ativo, agente, que é obrigado a trabalhar, e em verdade, trabalhar em colaboração social com outros homens, e somente assim gera o seu “mundo” e com isso produz em ultima instancia “a si mesmo”.
Darwin, por fim demostrou em sua obra de vida científica que a vida terrena se desdobra em espaços de tempo quase infinitos e que ela se desenvolve em direção a formas cada vez mais elevadas, e que o homem é produto dessa evolução, provindo de ancestrais