Atores Sociais e os centros educativos
Decreto No. 308/ 995 del 11.8.95. Centro: Soriano 959 – Tel. (598-2) 900 24 42*
Pocitos: Antonio Costa y Rbla. Armenia E-mail: ude@ude.edu.uy Montevideo - Uruguay
Centros educativos e os “atores”: Quem são Eles? Podem atuar de forma separada?
RESUMO:
Quando usamos o termo ator, sempre fazemos uma relação com teatro, cinema, novela... Até porque este é o significado dado nos diversos dicionário da Língua portuguesa e, no sentido que este presente trabalho discute não foge de nenhuma dessas atuações pois, falar de ator é falar de quem assume o palco, entra em cena e conta uma história seja ela real ou imaginária. Contudo, a história aqui contada é parte das experiências vividas pela autora e, conta com referenciais teóricos que fundamentam o conceito e a importância dos atores nos cenário educativos. As conclusões estão baseada nos seguintes referenciais:
Introdução
Cada vez mais tem se ouvido de muitos profissionais da educação –Professores (a) que “nós professores temos que ser tudo: palhaço, psicólogo, pai, mãe...” esta é a realidade vivida nos centros educativos pois a educação ela não somente deve esta na escola mas em todas as partes.
apoio de outros atores
Segundo o dicionário oline de Português , Ator: “s.m. Pessoa que representa em teatro, cinema, rádio, televisão; artista, intérprete”
[...] ator [...] (AO 1945: actor ou actriz) é a pessoa que interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou colectivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias e ações dramáticas propostas; pode utilizar-se de recursos técnicos para manipular bonecos,títeres e congéneres; pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outrem; ensaia