Contextos
Credenciada pela Portaria Ministerial n.º 578/2000 – D.O.U. de 05/05/2000
ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
FARFUS, Daniele
1. APRESENTAÇÃO A educação no século XXI já não mais se consolida da mesma maneira como em tempos passados, hoje, cada vez mais exerce um papel fundamental para a autonomia das pessoas e dos países, que buscam uma condição de equidade social. Na sociedade da informação existe a necessidade da compreensão de que um processo educacional com qualidade, consolidado, permitirá o desenvolvimento de competências fundamentais para enfrentarem-se aprender é condição sine qua non para a criação de uma nova forma de educar. as novas demandas do mundo globalizado. Neste cenário rever o espaço para A escola tem e sempre terá o seu papel como ator principal no processo
pedagógico, mas faz-se necessário a busca de outros atores para auxiliarem na Farfus
construção de um modelo que atenda as demandas sociais emergentes. Segundo
(...) com a promulgação da Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes para a educação nacional e todos os atos administrativos decorrentes desta, muitas mudanças foram previstas e autorizadas, e estas enfatizaram uma nova relação da escola com a sua comunidade, com seus profissionais, com seu entorno e, sobretudo, com sua prática pedagógica. (FARFUS, 2008, p.24)
é necessário refletir sobre as novas relações que a sociedade da informação
Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela Unifae, especialista em Educação pela UFPR e em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela PUC/PR e pedagoga pela UFPR. Atua como Analista Técnico Sênior do SESI Paraná, desenvolvendo projetos inovadores. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro Tecnológico da Universidade Positivo. Docente em MBA na área de projetos e gestão de recursos humanos.