Contexto
Funções Administrativas As funções administrativas quando consideradas em um todo integrado formam o Processo Administrativo, mas quando consideradas isoladamente, são simples atividades gerenciais de rotina. Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas administrativas, prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Na época a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão. Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração. Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC).
Planejamento: essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo, pois, é por meio do planejamento que a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito e em que seqüência, sendo uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais consistência no desempenho da empresa.
O planejamento possui três etapas:
•O estabelecimento dos objetivos a alcançar;
•Tomada de decisões a respeito das ações futuras;
•Elaboração de planos.
Organização: envolve reunir e coordenar os recursos necessários para a empresa se estruturar e atingir um objetivo. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. Uma das técnicas relacionadas com a organização é o organograma que consiste em um gráfico que representa a estrutura formal da empresa, onde aparecem claramente:
•A estrutura hierárquica, definindo os diversos níveis da organização.
•Os órgãos componentes da