Ativismo em Redes Sociais Digitais
Com o fácil acesso a internet e sites de redes sociais, devido a multiplicidade de sistemas e recursos, o indivíduo busca recomendações de outros indivíduos que são os influenciadores sobre os demais usuários da rede, passa-se a confiar no conhecimento e sabedoria da massa na hora de tomar decisões. O ciberativismo, entendido por movimentos sociais, propõe aos internautas a facilidade de realizar protestos.
O texto nos apresenta o fluxo da comunicação que é determinada pela mediação que os líderes exercem entre os meios de comunicação e os outros indivíduos do grupo. Foram apresentados dois grupos de indivíduos:
- Pessoas relativamente bem informadas
- Pessoas que frequentam menos a mídia e dependem de terceiros para obter informação.
Ao ser identificado esse fluxo de comunicação, nos é apresentado seis caminhos possíveis para a informação e três para a influência interpessoal:
- opinion givers;
- opinion receivers: os que são influenciados pela opinião dos demais e quando não tem informação demonstram desinteresse particular sobre o determinado assunto;
-inactive ou nondiscussant.
Ao discutir sobre difusão de informações culturais na internet é identificado múltiplos níveis no fluxo de comunicação, não sendo apenas entre meios de comunicação de massa e indivíduos, há outras relações entre esses personagens. Os novos níveis surgem na medida em que as pessoas recebem informações e a informação não vem necessariamente de um líder de opinião, mas de indivíduos do grupo. Por estarem no grupo, tendem a possuir contato com outros grupos, o que possibilita que a informação se espalhe e atinja pontos mais distantes na rede.
A informação é difundida através das conexões e das trocas que são estabelecidas entre os indivíduos. As ferramentas de publicação disponibilizadas na internet ampliam o alcance desses fluxos de informação. Os laços entre os internautas é que são responsáveis por interconectar a rede e fazer com que a