Cultura Digital
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
Componente Curricular: HACA 36 - Estudos das Culturas - 2013.1
Cultura Digital: Vai Um Futuro Aí?
Roberto Sena Jr.
O objetivo do artigo é fazer uma reflexão acerca da cultura digital que está em franco processo de consolidação no cenário contemporâneo. Um cenário que apresenta um mundo muito mais conectado e partilhador de ideias sejam elas de comportamento ou ativismo. Isto revela um panorama de maior liberdade de expressão e de encurtamento de distâncias e assim, o espaço virtual ou ciberespaço vai redefinindo os caminhos da humanidade pela rede mundial de computadores.
Um número infindável de mudanças vem se sucedendo ao longo dos anos e se chega ao terceiro milênio numa estreita ligação com a tecnologia. É a partir desta perspectiva que a cultura digital se insere na contemporaneidade numa ótica não só de avanço, mas também de alerta. Um soar de alerta que define muitos desafios ainda a serem vencidos neste aspecto. Desafios que nada mais são do que deficiências das instituições de ensino, responsáveis pelos processos de aprendizagem, bem como das demais organizações, como ONGs e empresas que ainda não se adequam a este conceito digital.
Seria isso uma apologia ao virtual, talvez, mas é fato que a parceria comunicação-tecnologia tem sido protagonista de importantes avanços. Um deles, mais e mais vem se tornando parte da vida dos indivíduos, modificando seu vocabulário, suas relações sociais, seu consumo, seu trabalho, seu lazer, sua cultura e até mesmo a sua mente. É a internet e, com destaque, para as redes sociais.
Seria válido, então, refutar a eficiência dessa ferramenta, que proporcionou ao comércio, ao mundo corporativo e acadêmico, à arte e as relações sociais uma dimensão sedutora e audaz como nunca visto, pode ser que sim. No entanto, convém lembrar que em adventos tecnológicos anteriores, como a TV em cores e o Compact Disc, houve