Iniciando os conceitos da Qualidade Total
Atitude moral que privilegia as necessidades da vida e da ação, sobre os princípios teóricos./ Propaganda ativa a serviço de uma doutrina.
Ativismo, do ponto de vista filosófico pode ser descrito como qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa.
A imprensa por vezes usa o termo ativismo como sinônimo de manifestação ou protesto. Nas ciências políticas também pode ser sinônimo de militância, particularmente por uma causa.
O ciberativismo é um termo novo, surgido nos anos noventa a partir da popularização mundial da internet, que é o modo de ativismo através dos meios eletrônicos como informática e internet, como uma alternativa aos meios tidos como de massa como a televisão e revistas, permitindo aos ativistas liberdade de expressar-se.
Ciberativismo é um meio de fomentar o exercício da cidadania na rede e de pressionar governos e corporações a promoverem ações a partir de vozes que se somam acerca de um interesse comum, geralmente causas de cunho social, político ou ambiental
Os ativistas encontram na web um instrumento democrático, potencialmente expansivo, capaz de deflagrar debates na rede, de temas passíveis de cerceamento na mídia corporativa e de outros já abordados pelos meios de comunicação de massa tradicionais, porém, sem a rigidez de controles ou filtros na informação por estes apresentada. Multiplicada pela capacidade exponencial da interatividade, a comunicação pró-ativa passa a ser, ressignificada na sociedade virtual contemporânea.
Segundo Vegh pode se classificar em três tipos:
O primeiro tipo tem como objetivo a conscientização e apoio para determinadas causas através da difusão de informações pela internet. A internet, nessa primeira categoria, funciona como uma fonte de informação alternativa, utilizada pela maioria das ONGs ativistas. Através dessa difusão, pessoas em diferentes locais