Sistema endócrino
As duas glândulas supra-renais ou adrenais são glândulas que se localizam sobre o pólo superior de cada um dos rins fica recoberta por uma cápsula de tecido conjuntivo e mergulhada em gordura, a glândula direita tem um formato triangular já a esquerda tem forma de meia lua. Tem importância fundamental no organismo, por meio da produção de hormônios, cada glândula supra-renal consiste de duas porções separadas, uma interna que é a medula, e outra externa a córtex, essas duas porções tem origem embrionária e estrutura deferente, assim como a ação de seus hormônios.
Medula supra- renal
É a porção central de cada supra-renal, a medula, é composta de células arranjadas em grupos de cordões rodeando capilares sanguíneos e vênulas. As células da medula produzem dois hormônios, a adrenalina que eleva a taxa de glicose no sangue, estimula a liberação de hormônios, a adrenalina que aumenta a amplitude dos batimentos cardíacos. Contrai vasos sanguíneos em áreas do corpo, incluindo a pele, mucosas e os rins.
Outro hormônio da medula é noradrenalina que é responsável por aumentar a taxa e a força de contração muscular cardíaca, e assim como a adrenalina também contrai vasos sanguíneos em diversas áreas do corpo.
Ocitocina
A ocitocina é um hormônio que esta presente no corpo do homem e da mulher, esse hormônio é produzido pelo hipotálamo e fica armazenado na hipófise. Sua função é contração muscular, redução de sangramento durante o parto, estimular a liberação do leite materno, a ociticina também é responsável por desenvolver apego ou empatia entre pessoas, produz parte do parte do prazer e orgasmo.
O hormônio da ocitocina é liberado diretamente no sangue e tem grande contribuição no envolvimento emocional entre pessoas.
Hormônio do crescimento
O hormônio do crescimento é produzido na hipófise, é uma glândula pequena e tem o tamanho aproximado de um grão de feijão, localiza-se na parte interior do cérebro estimula o crescimento em geral do corpo,