Atividades áquaticas
ATIVIDADES AQUATICA
Centro Universitário Claretiano
PALMAS -TO
2014
Respostas
1. Para o professor é de extrema importância , pois poderá entender o que se passa com o corpo enquanto se encontra no meio aquático.
As propriedades físicas da agua são: Densidade, arrasto, pressão hidrostática, temperatura, flutuação, turbulência, equilíbrio e refração
A densidade, de acordo com Alves (2009), é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume. Cada pessoa possui sua densidade e varia durante fases da vida.
Arrasto é a força que se opõe ao movimento realizado na água.
Pressão hidrostática, a lei de Pascal afirma que a pressão do liquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície. Essa pressão aumenta proporcionando à profundidade e a densidade do fluido. Essa informação ajuda o profissional de Educação física que atua nessas áreas, pois o nível de imersão dos praticantes provoca respostas/ adaptações fisiológicas diferenciadas.
Temperatura, segundo Calda e Silva (2001) a temperatura interfere na dissipação do calor a temperatura da água promove benefícios na flexibilidade propicia a vasodilatação, além de melhorar a oxigenação muscular e articular.
Flutuação, Flutuação: existem três aspectos importantes da flutuação que afetam o movimento do nado. a) a possibilidade de os indivíduos flutuarem ou não (quantidade de ar nos pulmões e de gordura corporal. b) o uso de equipamentos. c) o nível de tensão corporal, pois a contração muscular na água, tem forte influencia na flutuação, quanto maior a contração muscular, mais densidade o corpo apresentará, dificultando a flutuação. O nível de imersão da pessoa no meio aquático também interfere no grau de impacto sobre as articulações.
Turbulência, segundo Corrêa e Massaud (2007), é a redução da pressão pela movimentação da água.
Equilíbrio, a gravidade e o empuxo. É importante para garantir segurança e harmonia na movimentação