Resenha
UFOP – UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resenha: Sociologia das organizações
Texto: Cultura organizacional e cultura brasileira.
Capítulo 2: Traços brasileiros para uma análise organizacional.
Traços brasileiros para uma análise organizacional
Quando entra-se no ramo gerencial a cultura nacional têm-se um grande valor sobre a cultura organizacional. Fatores de cada lugar, cultura e traços nacionais podem mudar a perspectiva. Como no Brasil, quando trazem modelos de gestão importados para implementar ou são trazidos das multinacionais. Como eles são criados em outras culturas, suas culturas natais, acontece-se de haver conflitos pela diferença dos valores culturais do Brasil. Referindo-se a traços brasileiros, fala-se de características gerais da cultura, características comuns e frequentes na maioria dos brasileiros. Nesse sentido, traços brasileiros são pressupostos básicos que cada indivíduo usa para enxergar a si mesmo como brasileiro.
Para Omar Alttouff (1993), a cultura é um complexo coletivo feito de “representações mentais" que ligam 0 imaterial e o material, a infraestrutura e as superestruturas. O mundo imaterial são ideias, ideologias e suas representações. Já o mundo material são estruturas econômicas, estruturas sociais, leis, normas e vivências concretas. Diz-se que é possível achar características da cultura em todas as organizações, se não todos, alguns traços estarão presentes em cada uma delas.
As raízes brasileiras, o Brasil foi feito de negros, índios e brancos ou do chamada triângulo racial entendemos que fomos criados por essas três raças. Por causa das imigrações, várias outras raças vieram para o país, com tanta mistura dá a impressão que o Brasil tem um caos natural.
Os traços brasileiros nas organizações e suas características são, Hierarquia, tendência a centralização do poder dentro dos grupos sociais, distanciamento nas relações entre diferentes