honda
Honda Soichiro cria em outubro de 1946, o Instituto de Pesquisas Técnicas Honda, no centro de Hammamatsu, preferia trabalhar no instituto de pesquisa de sua própria companhia Apesar de ser o presidente, não gostava de comparecer às reuniões da diretoria e deixando os assuntos gerenciais a um grupo de executivos jovens bem-preparados.
O Japão depois da guerra estava um caós e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas. Comprou então um lote de motores usados para geradores e os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores.
O primeiro lote de 500 motores arrematados foram vendidos rapidamente, e Honda começou a projetar seu próprio motor. Era um motor de 50cc com potência de 0,5 cavalo. O sucesso de vendas foi tanto que em setembro de 1948 era fundada a Honda Motor Company.
Honda queria algo mais, e após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda com 98cc e 3 cavalos.
Soichiro queria mas, e sempre incentivava as pesquisas. Isto levou a Honda a participar de competições de motos e carros, invariavelmente com incrível sucesso!
Os primeiros automóveis produzidos pela Honda foram o esportivo S500 de 2 lugares e a camioneta T360, seguidos do evoluído coupé S600 e da carrinha L700 em 1965. Em 1967, o extraordinário e compacto motor do N360 de 4 tempos, dois cilindros e 354 cm³. Acelerava até às 8.500 rpm e desenvolvia 31cv! Destinado a compradores japoneses para substituição de motociclos. Em 1970, a apresentação do Z360 arrefecido a ar formou a base para uma gama de veículos utilitários que, eventualmente, conduziu ao Civic em 1972, com um motor transversal de 1,2 litros. Em 1971, começou a ser desenvolvido o motor CVCC (Combustão Controlada por Vortex Composto) de carga estratificada. O CVCC representa mais um marco importante na história da Honda; universalmente reconhecido como estando anos